LEV-ROXO (1)

Tontura: equilíbrio inconsciente

15 DEZ _ Tontura

Dr. Luiz Felipe B Long

12 dez |

3 min

Compartilhe:

A tontura marca.

Ela afeta diretamente o psicológico, e normalmente, vem acompanhada de muita insegurança. O grande problema é quando essa insegurança transforma o equilíbrio, que deveria ser uma função natural e inconsciente, em algo que precisamos prestar atenção. Passamos a calcular cada passo, e o medo de cair surge.

E advinha o que acontece? A gente se desequilibra, e fatalmente cai.

O equilíbrio não pode ser consciente. Ele deve ser igual às batidas do nosso coração, totalmente involuntário. Para ilustrar isso, vou pedir uma reflexão:

Digamos que eu trace uma linha reta no chão, peça que você ande sobre ela, e observe a dificuldade para realizar a tarefa. Caso não haja problemas de equilíbrio é grande a probabilidade de você caminhar com êxito.

No entanto, se eu colocar essa mesma linha reta a uma altura de 30 metros, a chance de você cair será muito maior. Mas por que isso acontece?

Nos dois exemplos a linha é a mesma, com distâncias iguais. O que as difere é o receio de cair, que torna a função do equilíbrio consciente. O foco da mente muda motivado pelo medo, e consequentemente, temos um provável desfecho catastrófico. Nesse contexto, trabalhar o equilíbrio é reestruturar a autoestima com o senso de autonomia, para que a mente pare de tentar controlar o equilíbrio. Devemos confiar em nós para podermos ter bons desfechos!

A grande maioria das famosas “labirintites”, que causam prejuízos psicológicos e sociais a tantos de nós, têm cura! Todas elas precisam de um correto diagnóstico e tratamento. Além disso, podemos também tomar atitudes para prevenir essas crises de tontura, principalmente, cultivando hábitos de vida saudáveis como:

  • Prática de atividade física
  • Alimentação balanceada
  • Práticas de higiene do sono
  • Práticas de integração com a comunidade

Apesar do estigma da tontura, podemos superá-la. Esse sintoma nunca será mais forte que o seu potencial de cura, caro leitor.

Veja também

Estar preparado para os imprevistos durante a aposentadoria é crucial para garantir segurança fin...

Construindo uma rede de segurança financeira

06 jun |

Envelhecer é um processo natural da vida, repleto de mudanças e desafios que podem afetar diverso...

A importância do Prazer na Vida da Pessoa Idosa

05 maio |

A fisioterapia domiciliar, como o próprio nome sugere, é um serviço de fisioterapia prestado dire...

Fisioterapia domiciliar para idosos

05 maio |