Sarcopenia é a diminuição da massa muscular conforme a idade avança, de forma natural, ocasionando perda de força muscular e, como consequência, diminuição da funcionalidade e aumento do risco de queda, devido diminuição da força muscular e equilíbrio.
Pessoas com sarcopenia têm menos capacidade de usar seus músculos para se recuperar após uma queda, o que pode aumentar o risco de lesões graves. O controle postural pode ser afetado, tornando mais difícil para os idosos manterem uma postura ereta e estável. Pode haver associação também com perda de densidade óssea, o que aumenta o risco de fraturas.
Ao ser diagnosticado a sarcopenia, inicia-se o processo de avaliação, onde a funcionalidade global é avaliada, como, por exemplo, movimentos rotineiros: sentar e levantar; andar em linha reta; agachar para apanhar algum objeto no chão; ou seja, movimentos simples que possam apresentar dificuldade e expor o idoso ao risco.
Através da avaliação do fisioterapeuta, inicia-se a conduta de exercícios visando a melhoria deste quadro, com o objetivo de melhorar a força e funcionalidade do idoso, proporcionando movimentos mais seguros e funcionais, diminuindo assim o risco de queda e aumentando a qualidade de vida.
É importante notar que a sarcopenia não é inevitável e pode ser gerenciada e prevenida com estilo de vida saudável e cuidados adequados na terceira idade. O tratamento da sarcopenia por meio da fisioterapia deve ser personalizado conforme as necessidades individuais de cada paciente.
A adesão consistente ao programa de exercícios e a orientação do fisioterapeuta são fundamentais para obter os melhores resultados. Portanto, se você ou alguém que você conhece está lidando com a sarcopenia, é recomendável consultar um fisioterapeuta ou profissional de saúde para desenvolver um plano de tratamento adequado.