LEV-ROXO (1)

Cuidados orais do paciente geriátrico

WhatsApp Image 2024-06-28 at 11.24.12

Mariana Keppen

07 jul |

3 min

Compartilhe:

A saúde bucal é importante para o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas. Com o avanço na área da saúde os idosos conservam sua dentição por muito mais tempo à medida que envelhecem. Portanto é preciso um preparo especializado para lidar com as diversas alterações que essa longevidade acarreta, levando-se em conta a individualidade de cada paciente.

Desta forma, quais são os principais acometimentos da cavidade oral na terceira idade? E o mais importante, como podemos manter uma boa qualidade de vida através da saúde bucal?

A primeira queixa percebida pelo paciente é a sensação de boca seca, causada pela diminuição da quantidade de saliva ou pela queda da qualidade salivar, comprometendo a mastigação e deglutição dos alimentos. Quando isso ocorre, os dentes e mucosas ficam desprotegidos e sofrem mais com a ação das bactérias, aumentando o índice das cáries, doenças periodontais e perda dos dentes.

Estas bactérias presentes na cavidade oral também são responsáveis por diversas complicações na saúde geral, podendo causar endocardite bacteriana, pneumonia recorrente e infecções generalizadas, então é muito importante uma adequada higiene da boca e mucosas, e, quando necessário, produtos específicos para o controle destas bactérias.

Outra queixa frequente é a ardência bucal, causada geralmente por infecções fúngicas, devido à baixa imunidade, higiene precária tanto dos dentes e mucosas quanto de próteses presentes na boca.

Enxaguantes e cremes dentais à base de fluoreto de amina – que controlam melhor as bactérias responsáveis pelos problemas periodontais – um adequado hidratante oral – para facilitar a mastigação e deglutição e proteger os tecidos bucais – e o acompanhamento de um dentista especializado, que saiba identificar as necessidades individuais de cada paciente e familiarizado com as alterações mais comuns desta fase, auxiliam muito na saúde geral do idoso, proporcionando uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, a tão sonhada longevidade.

 

Veja também

A terceira idade é uma fase da vida repleta de oportunidades para crescimento pessoal. Entre as m...

Benefícios das atividades de Artes na Terceira Idade

07 jul |

3min

A saúde bucal é importante para o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas. Com o avanç...

Cuidados orais do paciente geriátrico

07 jul |

3min

Com o aumento da população idosa em todo o mundo, a preocupação com o cuidado e a atenção a essa ...

Conheça os benefícios de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: Segurança e Qualidade de Vida

06 jun |

3min