Nos últimos tempos, mais notadamente após a reforma da Previdência em 2019, verificou-se uma maior movimentação do governo, de empresas e instituições sobre a conscientização da necessidade da educação financeira e da importância da previdência complementar, assunto ainda muito pouco difundido na sociedade, principalmente entre as classes com menor poder aquisitivo.
Alguns fatores contribuem para esse movimento, dentre eles o processo gradual de envelhecimento da população, em que cada vez mais há maior presença de pessoas posicionadas em faixas etárias mais avançadas em comparação à população mais jovem. Vários motivos podem explicar esse fenômeno dentre eles o aumento da expectativa de vida, a diminuição da taxa de nascimentos, dentre outros.
O Regime Geral de Previdência Social, operacionalizado pelo INSS e que é a única fonte de recursos da aposentadoria da grande maioria da população brasileira, notabiliza-se por regras um pouco mais restritivas e com valor de benefício, aquele pago mensalmente a todos os aposentados, que por muitas vezes não é suficiente para a manutenção do padrão de vida ou, até mesmo, para que o aposentado consiga viver com o mínimo de conforto e segurança.
Diante disso, entra em cena os produtos de previdência complementar e de educação financeira e previdenciária. Para muitos esses temas são restritos a pessoas com maior poder aquisitivo, contudo é inegável que, independentemente da renda mensal, temos que saber onde aplicar e como cuidar do nosso rico dinheirinho.
Fato é que as pessoas que se programam, que planejam, que conseguem juntar um pouco todo mês conseguem ter maior conforto financeiro quando da idade mais avançada, tendo maior segurança financeira e consequentes reflexos num quadro de menor stress, de preocupações, e, dessa forma, melhor saúde física e mental.
A LEV está atenta a essas questões e publicará, ao longo do tempo, diversos artigos sobre estratégias e caminhos que podem ser trilhados com o objetivo de fornecer a seus leitores insumos para uma maior tranquilidade financeira quando da aposentadoria. Juntos por um futuro mais LEV.