Antes de falar de educação financeira é importante iniciar pelo conceito de educação, que nada mais é do que o processo de aprendizagem que pode transformar hábitos, comportamentos e valores das pessoas a partir do compartilhamento de uma informação.
Assim, a educação financeira é a maneira como uma pessoa entende o universo do dinheiro e utiliza as ferramentas possíveis para lidar com ele. Seu propósito é auxiliar as pessoas na escolha de seus rendimentos, no consumo sustentável, em suas decisões sobre investimentos e na prevenção de situações problemáticas.
Em suma, ela nos permite fazer escolhas, levando em conta o que é de fato importante em nossas vidas e o que queremos conquistar em breve, no médio prazo ou em outra fase da vida. É o que nos leva, por exemplo, a passar por um objeto de desejo em liquidação sem comprar, porque está fora de nosso orçamento ou considerando aquele valor mensal que destinamos à previdência privada, já pensando em ter um futuro financeiro mais tranquilo.
Perceba que isso vai além do simples ato de economizar, pois diz respeito também à consciência sobre oportunidades e riscos. Ter educação financeira é, também, saber planejar cada conquista. Não importa o tamanho do sonho. Sem planejamento, será mais difícil chegar lá. Planeje-se!
No fim, o que vale é estar no controle das próprias finanças em vez de se deixar levar e ver no que vai dar, anotar as entradas e saídas de dinheiro e saber exatamente como irá fechar o mês, evitando gastar mais do que recebe e, dessa forma, acumular dívidas ao longo da vida. Aqui na LEV levamos muito a sério a questão da educação financeira e previdenciária, sempre pensando no envelhecimento bem-sucedido a fim de que, no futuro, todos tenhamos uma situação financeira mais tranquila e estável. Por um futuro mais LEVe.